segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Filme O Quarto poder E Além do cidadão kane

O mundo atual caracteriza-se por uma utilização da visualidade em quantidades inigualáveis na história como a informação, ou seja, a mídia, criando um universo de exposição múltipla para os seres humanos, o que gera a necessidade de uma educação para saber perceber e distingui sentimentos, sensações, idéias e qualidades. Por isso que Freire nos diz: ”Que somos um ser inconcluso, inacabado, em permanente estado de busca”.
O que se observa, então, é que o filme tem o poder de nos mostra como a mídia funciona no mundo, tendo como personagens principais Max Brackett (Dustin Hoffman) e Sam Baily (Jonh travolta). Como foi visto no filme O quarto poder, e no documentário Além do cidadão Kane, é que a mídia quando quer conseguir audiência não quer saber como vai adquirir a matéria ou se a mesma vai destruir a vida de alguém, ela por interesse somente mostrar o que quer, não importa o quer desde que der audiência.
Hoje em muitas emissoras ainda existe o corte, o interesse individual, não é tudo que se pode falar, e principalmente quando o canal apóia alguém, muitas pessoas são perseguidas, deu para perceber ao assistimos o filme, o que um repórter é capaz de fazer para ter sucesso, para sua material ser fantástica, muitas mentiras rolam por trás dos bastidores, e nós os telespectadores não sabemos desse fato, só vemos o que está passando na TV, no filme o jornalista não obedeceu e nem cumpriu com o seu dever de jornalista que é de informar, levar a notícia, e só mostrar a verdade, mas, não foi isso que aconteceu, o mesmo passou por cima da ética.
Um fator importante que devemos lembrar é que no filme e também na vida real a mídia tem o papel de transmitir a verdade, mostrar o que realmente está acontecendo, sem distorcer os fatos, sendo que o filme discute o poder da mídia sobre a opinião da sociedade, a mesma tem o poder de manipular as pessoas, como o repórter fez com a vida de Sam, levou sua vida particular a pública é às vezes é isso que a sociedade deseja ver a vida alheia.
Enfim, diante dos fatos sou levada a acreditar que a mídia às vezes mostra o que quer como aconteceu no documentário, onde houve cortes e manipulações, isso é vergonhoso, sendo que a mídia é usada para favorecer o interesse de muitos, em luta por audiência é capaz de usar qualquer informação sendo verdadeira ou não, a mesma tem o poder de fazer qualquer pessoa famosa, mas também tem o poder de destruir. Mas acredito que um dia a nossa sociedade tomará posse dos seus próprios pensamentos e não deixará ninguém ter o poder de manipular suas mente, é isso que espero.

Meu blog: http://blogdafatimajhennifermel.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário