quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O show de Truman


O que se observa então é que é um filme onde nos mostra a verdadeira realidade sobre a mídia, pois o mundo está em transformação constante, devido às novas tecnologias, mas, na verdade, será que com a era da modernização estamos preparados para enfrentar os desafios de uma sociedade igualitária, com culturas totalmente diferentes. O mesmo nos mostra que habitamos numa sociedade onde todos pensam por si, onde o que vale é aparecer, não se importam nem um pouco com sentimentos, a vida de truman foi exposta a todos sem nenhuma parte cortada, sua privacidade revelada para os curiosos, muitos vezes fico a me perguntar por que será que as pessoas gostam tanto de bisbilhotar a vida alheia, foi criado esses show televisivos para que a privacidade de celebridades ou até mesmo de pessoas anônimas fossem mostradas, não se dando conta que nossa privacidade é algo que só pertence a nós.
Um fator importante era que Truman (Jim carrey) o personagem principal desse show não sabia o que estava acontecendo o mesmo era inocente, sua vida estava sendo transmitida ao vivo para todos, tudo o que lhe rodeava era falso, seu casamento, seus amigos, tudo não passava de ficção, o programa também fazia propaganda de produtos, tudo o que ele usava era mostrado, tudo o que lhe estava a sua volta não passava de um grande cenário. Mas como a “mentira tem pernas curtas”, um dia à verdade viria à tona, ele começou a desconfiar das coisas, e nota em sua volta que o mundo que lhe rodeia é monótono, as coisas são repetitivas. Imagino o que um canal de televisão é capaz de fazer para ter audiência e fazer algo jamais visto, passar por cima de quem estiver pela frente, não importa o resultado, o que possa acontecer com esse ser, o importante é o que está se mostrando agora.
É interessante ressaltar que a emissora parece desconhecer dos direitos que nós temos ter sua vida estampada, fazer com que todos conheçam o seu maior segredo, tudo isso é diferente de está no big brother que você quer se visto, para poder obter fama.
Gostaria de finalizar dizendo que o filme tem como objetivo nos alertar sobre do que a mídia é capaz de fazer para ganhar audiência, mas também tem o poder de mostrar que através do vidro da câmera tudo parece ser mais bonito e delicado, e que se todos pudessem ver sua vida através de telas, certas coisas não fariam tudo fica diferente. Mas, tudo que envolvia o filme era de interesse bem como os amigos até mesmo a esposa era atriz (Meryl) Laura linney, eram somente profissionais, as nossas vidas muitas vezes se parece com esse filme tudo não passa de uma novela, amigos atores, tudo o que nos rodeia é falso, não vejo não de diferente, o que muda é que na vida real apresentamos para todos somente aquilo que queremos. Espero que nossas vidas não sejam como um filme que todos vejam hoje e amanhã não se lembre mais, pois a mídia é assim, que apartir de agora possamos da mais valor ao que nos rodeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário